segunda-feira, 29 de março de 2010

Por que?


Na vida existem vários porques, então eu quero saber.
O bolo não cresceu. Por quê?
Por que o bolo ficou torto, é minha gente quando ele não sola, ele fica torto, fininho de um lado e grosso do outro?
Não faço mais bolo, porque não quero ter mais que jogar nada fora.
E o porquê de eu estar postando isso, é que na verdade eu estava com dúvida de como usar o porque nas frases e estava inconformada de não conseguir fazer um bolo, sem joga-lo fora.
Então. Entenderam.
Eu explico:
Por quê - Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.

Por que - Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”.

Porque - É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.

Porquê - É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Viu eu também sou cultura....

Um comentário:

Pila disse...

Noooooooossa!! Por que tudo isso??? Acertei??
kkkkkkkkkkkkkkkkkk